tudo começou assim…

CUCA é o apelido de Circuito – ou Centro – Universitário de Cultura e Arte. A palavra Circuito remete à construção de uma rede e os Centros são os coletivos hoje existentes em vários estados brasileiros.

Desde o início de sua concepção, a partir da 2ª Bienal da União Nacional dos Estudantes, quando foi fundado o primeiro núcleo em São Paulo, o CUCA nasceu como instrumento de valorização da produção cultural nacional no interior das universidades e da necessidade de se criar um mecanismo para mantê-la articulada.

A Caravana Paschoal Carlos Magno (2004) percorreu o país e preparou terreno para a implantação dos espaços. Desde então 11 CUCAs foram consolidados em São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso (Barra do Garças), Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amazonas.

Condecorado em 2005 com a Ordem do Mérito Cultural, principal premiação do Ministério da Cultura, e integrante do Conselho Nacional da Juventude, o CUCA está interligado por uma rede que gravita em torno do programa “Pontos de Cultura”.

Atualmente existem pelo país muitos coletivos e entidades que integram o CIRCUITO Universitário de Cultura e Arte da UNE, como é o caso de Mato Grosso. É importante ressaltar que as ações do Cuca não se restringe às universidades. O CUCA entende que as universidades, assim como as escolas são espaços importantes de atuação e fruição cultural.

Para saber mais acessse: www.cucadaune.blogspot.com

Deixe um comentário